No anúncio realizado no dia 21, através das redes do sociais, o Governo do Estado informou, inicialmente, que apenas a RMF avançaria à fase. O decreto nº33.631 incluiu outras cidades.
A chamada “Região de Saúde de Fortaleza” inclui além dos 1 municípios da RMF outros 25 de regiões adjacentes, totalizando 43 prefeituras (excluindo a Capital).
Desta região, apenas Fortaleza avança para a fase 2 no cronograma de reabertura, que inclui a operação com 100% da mão de obra em estabelecimentos comerciais, da indústria e do setor de serviços de algumas cadeias produtivas, além da reabertura de restaurantes para o horário de almoço.
Segundo o Governo, aproximadamente 80% das atividades econômicas e 70% dos empregos diretos estavam liberados na fase 1. O restante dos municípios do Estado permanece na fase de transição, com exceção de Sobral – que já estava e permanecerá em isolamento social rígido – e Juazeiro do Norte, que voltará no regime diante do crescimento no número de casos nas últimas semanas.
Municípios que avançam para fase 1 hoje:
Aquiraz
Eusébio
Itaitinga
Apuiarés
Caucaia
General Sampaio
Itapagé
Paracuru
Paraipaba
Pentecoste
São Gonçalo Do Amarante
São Luís Do Curu
Tejuçuoca
Acarape
Barreira
Guaiúba
Maracanaú
Maranguape
Pacatuba
Palmácia
Redenção
Aracoiaba
Aratuba
Baturité
Capistrano
Guaramiranga
Itapiúna
Mulungu
Pacoti
Amontada
Itapipoca
Miraíma
Trairi
Tururu
Umirim
Uruburetama
Beberibe
Cascavel
Chorozinho
Horizonte
Ocara
Pacajus
Pindoretama
Fonte: Diario do Nordeste