Hospital irá funcionar durante a pandemia do novo coronavírus mas não há projetos para continuar após a diminuição dos casos.
Ala covid no Hospital regional de Itapipoca foi aberto para atender a população (foto; Renan Caxilé) |
Com a estrutura pronta desde 2014, o Hospital Regional de Itapipoca, depois de vários anos parado, somente agora durante a pandemia do novo coronavírus veio começar a funcionar parcialmente. A obra custou R$ 19,8 milhões de recursos federais, além de R$ 1,6 milhão oriundos do Governo do Ceará, que custeou obras de infraestrutura para o local.
Ontem, segunda-feira 8, o Prefeito João Barroso esteve no Hospital junto com o seu grupo administrativo e autoridades religiosas, celebraram a cerimônia de abertura da Ala covid. Segundo informações, o Hospital não tem projeto para continuar após a pandemia acabar. A previsão do funcionamento deverá ser apenas durante a pandemia do novo coronavírus.
Foi informado pela Prefeitura que o Hospital contará com 40 leitos de enfermaria, 3 respiradores mecânicos. A ala covid, deverá atender especialmente os pacientes com coronavírus.
O Hospital Regional começará a atender a população. Mas o Hospital irá inciar os atendimentos apenas com a Ala Covid. A prefeitura de Itapipoca no dia 22 de maio, declarou “estado de perigo público iminente na rede hospitalar” e decretou a “imediata intervenção, na forma restritiva, na modalidade requisição administrativa” do prédio e das instalações físicas do Hospital Regional da cidade. Portanto, agora, o Município vai gerir o equipamento para que a unidade possa receber pacientes com a Covid-19.
Ontem, domingo, a Prefeitura de Itapipoca anunciou mais uma prorrogação de todas as medidas de isolamento social por mais 7 dias, o objetivo é conter a propagação do vírus na cidade.
Este ano, diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, uma parceria recente entre Prefeitura, Fundação e Governo do Estado havia sido firmada para abertura das portas com uma ala dedicada a pacientes da Covid-19. No dia 22 de maio, diante das burocracias envolvidas no processo, o município resolveu publicar o decreto de intervenção, o qual deixa explícito que o documento “impõe restrições e condições ao uso da propriedade, sem retirá-la de seu proprietário”.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem a noite pela prefeitura de Itapipoca nas redes sociais, a cidade de Itapipoca já chega a 1,161 casos confirmados do novo coronavírus. 824 pessoas ainda são suspeitas na cidade de Itapipoca e 393 casos já foram descartados. 1,476 altas gerais e 63 óbitos já foram registrados.
Fontes: G1/Diário do Nordeste/ Itapipoca em Foco