Foto: José Leomar
Em sessão tensa e repleta de acusações, a Assembleia Legislativa do Ceará suspendeu hoje (20) o deputado estadual André Fernandes (Republicanos) por 30 dias. Bolsonarista e youtuber, o parlamentar foi punido em processo disciplinar por ter dito que recebia denúncias de que após acusar sem provas o também deputado Nezinho Farias (PDT) de integrar facção criminosa. Ele chegou a pedir desculpas.
Foram 29 votos favoráveis e 11 contrários, além de três abstenções, uma delas do presidente da Casa, José Sarto (PDT). Houve duas ausências. Eram necessários 24 votos para aprovar a suspensão do mandato.
Eleito em 2018, aos 20 anos, André Fernandes é o parlamentar mais jovem da Assembleia Legislativa do Ceará e também do país. Foi o deputado mais votado no estado, com 109.742 votos.
O youtuber começou a ganhar fama na internet especialmente após postar vídeos de apoio ao golpe do impeachment de Dilma Rousseff, em 2016. O então estudante reuniu admiradores o suficiente para se candidatar a deputado estadual e passou a defender a candidatura de Jair Bolsonaro.
Fonte: Rede Brasil Atual