Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, pela 12ª vez neste mês, alerta para risco de chuvas e ventos fortes. Dessa vez, o aviso meteorológico, vigente até a manhã desta quarta-feira (16), contempla todo o Estado.
Para a maior parte das regiões cearense, o alerta foi emitido na classificação de nível 1, também chamando de 'potencial perigo'. Esse grau de severidade aponta para chance de chuvas entre 20 e 30 milímetros/hora ou até 50 mm/dia, além de possibilidade de ventos intensos (40-60 km/h).
Nessa classificação 1, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já para 57 cidades da região Norte, o alerta está na na classificação 2, ou de 'perigo', isto é, quando há risco de precipitações entre 30 e 60 mm/h ou50 e 100 milímetros por dia, além de ventos intensos que podem chegar até a 100 km/h. Confira a lista ao fim da matéria.
Já para este grau de severidade, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Os alertas meteorológicos emitidos pelo Inmet vão até o grau três, também chamado de "grande perigo".
- Acaraú
- Alcântaras
- Ararendá
- Barroquinha
- Bela Cruz
- Boa Viagem
- Camocim
- Cariré
- Carnaubal
- Catunda
- Chaval
- Coreaú
- Crateús
- Croatá
- Cruz
- Forquilha
- Frecheirinha
- Graça
- Granja
- Groaíras
- Guaraciaba do Norte
- Hidrolândia
- Ibiapina
- Independência
- Ipaporanga
- Ipu
- Ipueiras
- Jijoca de Jericoacoara
- Marco
- Martinópole
- Massapê
- Meruoca
- Monsenhor Tabosa
- Moraújo
- Morrinhos
- Mucambo
- Nova Russas
- Novo Oriente
- Pacujá
- Parambu
- Pedra Branca
- Pires Ferreira
- Poranga
- Quiterianópolis
- Reriutaba
- Santana do Acaraú
- Santa Quitéria
- São Benedito
- Senador Sá
- Sobral
- Tamboril
- Tauá
- Tianguá
- Ubajara
- Uruoca
- Varjota
- Viçosa do Ceará
Fonte: Diário do Nordeste