Devido à diferença de fuso horário, nações na Ásia e na Oceania já finalizaram a votação destinada aos brasileiros que vivem no exterior
Foto: Agência Brasil |
A votação do segundo turno das eleições para presidente começam a partir das 8h deste domingo (30) no País. No entanto, os brasileiros que vivem em outras nações pelo mundo já escolheram quem querem como mandatário da terra natal.
Até as 10h, Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Sul, Japão, Taiwan, Singapura, China, Hong Kong, Filipinas, Índia, Indonésia, Malásia, Nepal, Tailândia, Timor Leste e Vietnã encerram a votação.
Nesses países, a votação aconteceu no mesmo horário previsto para o Brasil, das 8h às 17h deste domingo, mas seguindo o fuso local. Devido à diferença, que pode chegar a até 16h a mais — ou seja, enquanto são 8h aqui, na Nova Zelândia já é meia-noite de segunda-feira (31) —, a votação encerra antes que a do Brasil.
RESULTADOS EXTRAOFICIAIS
Após o encerramento da votação, os boletins de urna são fixados nos respectivos consulados e embaixadas para consulta pública, assim como acontece nos colégios eleitorais brasileiros. A partir desses dados, é possível conferir, extraoficialmente, como foi a votação nesses países.Nova Zelandia
- Lula: 389
- Jair Bolsonaro: 164
Austrália
- Lula: 2.970 votos
- Jair Bolsonaro: 1.688 votos
Coreia do Sul
- Lula: 126 votos
- Jair Bolsonaro: 70 votos
Japão
- Lula: 108 votos
- Jair Bolsonaro: 385 votos
Taiwan
- Lula: 101 votos
- Bolsonaro: 132 votos
Singapura
- Lula: 230 votos
- Jair Bolsonaro: 131 votos
Fonte: Diário do Nordeste