O surgimento desse tipo de "desafio" ou de "trend" é comum na web, como as inofensivas dancinhas, mas alguns desses comportamentos que repercutem entre os internautas podem trazer transtornos graves para a saúde, inclusive provocar a morte, como o cigarro de cotonete, segundo explica o presidente da Sociedade Cearense de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SCPCT) e médico Ricardo Coelho Reis.
"Qualquer tipo de combustão, qualquer tipo de queima que você inale substâncias, é um mal. Porque você vai inalar substâncias que vão irritar o pulmão. Elas vão causar bronquite, lesão pulmonar e dos alvéolos. Então, independente da substância que você inalar, qualquer tipo de fumaça faz mal".
Além das consequências a longo prazo, o médico cita que em um intervalo de tempo menor, o ato pode causar lesões agudas, como pneumonia, escarro com sangue e até morte. "É uma prática que a gente tem que cortar o mal logo pela raiz. Esse tipo de desafio é muito prejudicial a saúde", alerta.
FUMAR COTONETE FAZ MAL?
Os materiais usados para fabricar as hastes flexíveis, quando queimados, produzem uma fumaça tóxica, inalada pelo usuário. Apesar de ainda não existir estudos científicos que descrevam exatamente os males provocados pela combustão do cotonete, o especialista lista alguns já conhecidos e associados aos insumos.Existem alguns sintomas considerados sinais de alerta e podem sugir após o uso do cotonete como cigarro. O profissional listou eles:
- Tosse persistente;
- Falta de ar;
- Escarro com sangue;
- Rouquidão;
- Falta de ar com lábios e ponta de dedos roxos.