Foto: Aurélio Alves/Opovo |
Não há previsão exata de dispersão dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que se reúnem no entorno da 10ª Região Militar de Fortaleza nesta quarta-feira, 2. A informação foi repassa pelos próprios manifestantes no local e confirmada pelo candidato a deputado estadual, Alex Ceará, do mesmo partido de Bolsonaro.
A expectativa, segundo os bolsonaristas, é permanecer até pelo menos a noite de hoje, com projeção até entrar pela madrugada e seguir até amanhã, quinta-feira, 3. A ação se espalha pela a Praça da Sé, pela calçada do Mercado Central e dependências da Catedral Metropolitana de Fortaleza. As vias ao redor, como a Rufino de Alencar, a Dr. João Moreira e a Sobral, enfrentam lentidão no trânsito.
Os apoiadores cantaram o Hino Nacional e entoam cânticos como "supremo é o povo", em crítica ao Supremo Tribunal Federal (STF). Muitos cartazes pedem intervenção federal e questionam o resultado das urnas. Há registros de ataques pessoais ao ministro do STF, Alexandre de Morais, e ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Lula ladrão teu lugar é na prisão", dizem alguns bolsonaristas.