O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria e referendou a determinação do ministro Alexandre de Moraes para que a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e polícias militares dos estados desobstruam todas as rodovias bloqueadas.
A sessão virtual extraordinária foi aberta pela presidente do STF Rosa Weber à meia-noite de hoje. Moraes, relator da ação, foi o primeiro a votar. Acompanharam o relator os ministros Luis Roberto Barroso, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Dias Toffoli e as ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber.
Ainda faltam os votos de Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Nunes Marques e André Mendonça. Os magistrados têm até as 23h59 desta terça-feira para se manifestar no plenário virtual.
Estradas de 25 estados e o Distrito Federal estão obstruídas por caminhoneiros bolsonaristas, desde domingo (30). Moraes apontou que os registros dos atos tornam "inegável" que "a PRF não vem realizando sua tarefa constitucional e legal".
O ministro do STF determinou também que, em caso de descumprimento, aconteça o "afastamento do Diretor-Geral das funções e a prisão em flagrante de crime".
Fonte: UOL