Foto: Reprodução |
O ministro deu prazo de 24 horas para que a PGR apresente manifestação sobre o caso. A posse dos deputados está marcada para a próxima quarta-feira (1º).
O encaminhamento desse tipo de pedido à PGR é praxe e previsto nas regras internas da Corte. Isso ocorre porque, pela Constituição, cabe ao Ministério Público Federal avaliar se propõe investigações e denúncias na área criminal e ações na área eleitoral, se detectar indícios de irregularidades.
As decisões atendem a pedidos da Procuradoria-Geral da República (PGR). Entre os inquéritos abertos, três vão investigar as condutas de deputados eleitos em relação aos atos golpistas em Brasília — o grupo inclui André Fernandes.
Abertura de inquérito
André Fernandes (PL) tornou-se alvo de inquérito aberto pelo STF sobre os atos terroristas registrados em Brasília no último dia 23 de janeiro. O ministro Alexandre de Moraes determinou a abertura de sete inquéritos para investigar a conduta de golpistas.As decisões atendem a pedidos da Procuradoria-Geral da República (PGR). Entre os inquéritos abertos, três vão investigar as condutas de deputados eleitos em relação aos atos golpistas em Brasília — o grupo inclui André Fernandes.